Projeto sala do educador 2012.
JUSTIFICATIVA
As
relações que se estabelecem nas escolas é um processo dinâmico e participativo,
onde todos são peças chave para o desempenho das atividades educacionais. Para
compreender como se realiza essas relações necessitamos de formação continuada em
serviço. Os profissionais da instituição devem compreendem
que a formação em serviço, no contexto escolar
é um processo que objetiva organizar, mobilizar e articular todos os recursos
materiais e humanos necessários para o avanço dos processos educacionais e
sociais que se desenvolvem, sempre buscando promover a aprendizagem dos alunos,
de modo que se tornem capazes de enfrentar os desafios da sociedade em que
vivemos.
Sabemos que a função
primeira da escola é ensinar, tendo o dever de promover junto à comunidade
escolar, a construção de diferentes saberes, modos e valores sociais, essa
produção de saberes varia dependendo da maneira como é desenvolvido a pratica
pedagógica na instituição.
Segundo Libâneo (1986, p.43):
A prática
pedagógica é uma pratica social envolvendo uma inter-relaçao adultos aprendizes
observada a fase de desenvolvimento psicológico e social destes últimos e que
visa modificações profundas nos sujeitos envolvidos a partir da aprendizagem
dos saberes existentes na cultura, conduzidas de tal forma a preencher as
necessidades e exigências de transformação da sociedade.
A formação do profissional precisa ser de
qualidade e melhorada a cada momento, o profissional necessita estar em
constante transformação. As ralações pedagógicas vivenciadas durante o processo
de formação em serviço funcionam como
modelo para melhorar o exercício da profissão, servindo de referências para atuação,
fazendo-o refletir sobre as praticas
pedagógicas e de sua relação com o
conhecimento e com os alunos.
A formação deve estimular uma perspectiva critico-reflexiva, que forneça
aos professores os meios de um pensamento autônomo e que facilite as dinâmicas
de auto formação participada. Estar em formação implica um investimento pessoa,
um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projetos próprios com
vista a construção de uma identidade, que é também uma identidade pessoal.
(NÒVOA, 1995, p.25)
Este projeto tem a
importância de levar os educadores a
atualização, a buscar soluções para a
melhoria do ensino aproximando a escola da comunidade. Interessando pelo
processo educativo, o professor poderá servir cada vez melhor a seus alunos
realçando o poder de criação, dando oportunidade para exporem suas idéias e
ampliando a visão de mundo. Nesse sentido, com as novas diretrizes, as
responsabilidades da escola e professor, ficam mais evidentes, ambos são
obrigados a se estruturarem para trabalhar com um programa de ensino dinâmico.
A formação de um educador é recheada de grandes desafios e a todo momento o professor tem que lidar com o novo.
Para Nóvoa, “manter-se atualizado sobre
as novas metodologias de ensino e desenvolver práticas pedagógicas mais
eficientes são alguns dos principais desafios da profissão de educador.”
Há que se romper com uma visão
fragmentada de ensino rumo a um trabalho pedagógico integrado cujas
responsabilidades estejam claramente definidas, a fim de que se criem alternativas
em função da educação voltada para o bem social como um todo, visando a
integração consciente do homem ao seu meio.
OBJETIVO
GERAL
Melhorar a prática pedagógica das
professoras da Creche Lar Menino de Jesus, através da reflexão constante da
prática docente, mostrando a importância da atuação do professor na
aprendizagem da criança, com o intuito de oferecer um ensino de qualidade.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Participar semanalmente de
momentos de formação dentro da própria escola com a presença dos gestores e de
seus pares.
Sentir-se responsável pela
própria formação.
Buscar metodologias atrativas
para as crianças de 0 à 6 anos.
Favorecer a interação e a
troca de experiências entre os professores da creche.
Refletir sobre as praticas
pedagógicas da instituição.
METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido
semanalmente, toda segunda-feira, a partir das dezessete horas, com a
participarão das professoras e a equipe gestora, onde este serão os mediadores
que poderá ser individual ou dupla.
Cada encontro terá duração de
duas horas. O material de estudo deverá
ser organizado previamente com o
acompanhamento da coordenadora pedagógica. Os mediadores também serão
responsáveis de lavrar uma ata com os assuntos discutidos no dia e será
assinada pelos presentes.
Os temas
discutidos deverão estar de acordo com a realidade da escola, fazendo com que
as professoras conheçam o limite de sua ação pedagógica, repense sua pratica
profissional e passe a agir de forma objetiva e coerente diante dos
desequilíbrios que a realidade apresenta..
RECURSOS MATERIAIS
DVD
TV
Papel pardo
Pincel atômico
Som
Cola
Xerox de
material
Data show (
secretaria de educação)
CRONOGRAMA
Data do
encontro
|
Tema
|
Profissional
responsável
|
Carga horária
|
07/03
|
Planejamento
|
Elizabete
|
6h
|
|
Bullying na
escola.
|
Leidinaura
Luzinete
Carolina
|
4h
|
|
Alfabetizar na
educação infantil?
|
Luzinete
Carolina
|
2h
|
|
A organização
da rotina na sala de aula.
|
Luzinete
Gonçalves
Neuza
|
4h
|
|
Educação
inclusiva
|
Pe. Orlando
Zenilde
Davina
Elizabete
|
4h
|
|
Musica na
educação infantil
|
Maria
Conceição
|
6h
|
|
Avaliação na
educação infantil
|
Olidia
|
6h
|
|
Brincadeiras
na educação infantil
|
Fabiana
Leidinaura
Davina
|
10h
|
|
Brinquedos
produzidos na creche.
|
Maria
Aparecida
Elizabete
Marileide
|
8h
|
|
Lei
Complementar 206
|
Elizabete
|
2 h
|
|
Oficina de
leitura
|
Davina
Maria
Aparecida
|
6h
|
|
Ética
profissional
|
Pe. Orlando
|
2h
|
|
Novo acordo
ortográfico da língua portuguesa
|
Elizabete
(Nice)
|
2h
|
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita ao
término de cada tema, e da observação de
como os conhecimentos adquiridos estão mudando a pratica pedagógica em
sala de aula.
Referências bibliográficas.
LIBANEO. José Carlos. Adeus professor, adeus professora?;
novas exigências educacionais e profissão docente. 7.ed.-São Paulo: Cortez,
2003.
NOVOA. Antonio. Professor se forma na escola. Disponível
em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/professor-se-forma-escola-423256.shtml.
acesso dia 24/004/2012 às 15hs.
______, Antonio. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
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