PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO 2012.
JUSTIFICATIVA
Manter a
estrutura e organização da ação pedagógica pressupõe que o coordenador além de
administrar conflitos, crie um clima em que todos contribuam com idéias e
criticas. Um somar de atitudes requer também da coordenadora a atuação no que
diz Almeida (2003), na formação docente, portanto, "é muito importante
prestar atenção no outro, em seus saberes e dificuldades", sabendo
reconhecer e conhecer essas necessidades propiciando subsídios necessários à
atuação. A relação entre professor e coordenador necessita ser uma relação de
confiança, de respeito para que ambos se constituam.
A proposta pedagógica
da instituição e a prática pedagógica dos professores devem resultar de algumas
reflexões que serão definidoras da ação educativa.
Para dar conta, há uma exigência para que a
coordenadora elabore um plano de ação e que este plano seja coerente, claro, participativo,
não definitivo, sempre aberto a mudanças e que esteja em sintonia com os grupos
envolvidos com a escola, ou seja, com a comunidade, professores, padres etc.
Este plano tem por finalidade apresentar as ações
que serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo de 2012. Sabemos que os
objetivos principais dessas ações são: a inclusão do cidadão (aluno), redução
da evasão escolar e acabar com a exclusão do cidadão.
Assim
sendo, a coordenadora deve vislumbrar formas de lidar com a diversidade
cultural para que a escola cumpra, de forma consciente e responsável, com o seu
papel, que é a inserção do cidadão no contexto social.
OBJETIVO
GERAL
Melhorar a qualidade de ensino oferecido aos alunos da
educação infantil da Creche Lar do Menino Jesus, garantindo o acesso, permanência, interação escola/ comunidade e
implantação de prática pedagógica de forma lúdico.
Objetivo:
Garantir a formação continuada e permanente em serviço.
Meta:
Aprimorar o projeto “sala do educador”.
Estratégia:
Desenvolver
projetos e ações que ampliem a formação continuada docente.
Ações
Cronograma
Responsáveis.
Reunião com o
diretor, professores e demais
funcionários da creche para falar sobre acolhimento e cuidado com os alunos.
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Inicio do ano letivo e final de cada
bimestre
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Coordenadora e diretor
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Elaboração do
planejamento anual.
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março
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Coordenadora e professores
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Realização da formação continuada
dos professores, definindo a pauta dos encontros previamente com os
professores.
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Semanal
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Coordenadora e professores
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Desenvolver reflexões
que garantam aprendizagens significativas na sala de aula.
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Atividades semanal ou seja hora atividade.
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Coordenadora e professoras
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Objetivo:
Observar e intervir na realidade do ensino na
sala de aula.
Meta:
Acompanhar a rotina pedagógica.
Estratégias:
Adotar estratégias de observação para
analisar a utilização de recursos pedagógicos,
tecnológicos e físicos;
Construir com as professoras
intervenções pedagógicas em sala de aula para garantir a aprendizagem e
permanência dos alunos.
Ações Cronogramas
Responsáveis
Orientar
os professores na elaboração dos projetos didáticos.
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Mensal
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Coordenadora
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Identificar
alternativas pedagógicas juntamente com os professores que concorram para
reduzir a evasão.
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Anual
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Coordenadora
e professores
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Planejar
e coordenar as reuniões pedagógicas.
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Bimestral
conforme calendário escolar da creche.
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Coordenadora.
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Participar
de encontros promovidos pela Secretaria de Educação e Assessoria pedagógica.
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Durante o ano
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Coordenadora
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Acompanhar
os trabalhos das professoras e
intervir quando necessário ou quando solicitada.
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Sempre que solicitada
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Coordenadora
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Observar
os planos de aula dos professores verificando se está sendo colocado em prática as
atividades previstas no planejamento.
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Constantemente
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Coordenadora
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Orientar
e acompanhar o preenchimento do diário de classe.
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Final
de cada bimestre
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Coordenadora
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Objetivo:
Favorecer a integração da escola e a
comunidade, nos aspectos que envolvem os projetos didáticos.
Meta:
Buscar participação da
comunidade na materialização das ações da escola.
Estratégia:
Implantar ações que promovam
a integração escola/comunidade
Ações
Cronograma
Responsáveis
Colocar
em prática atividades pedagógicas contidas nos projetos desenvolvidos na creche.
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Anual
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Coordenadora
e professores.
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Desenvolver o projeto “Natal Feliz”
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Dezembro
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Coordenadora
e professores.
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Propiciar
um clima de amizade e cooperação entre os funcionários, alunos e pais.
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Anual
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Coordenadora
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Objetivo:
Participar da construção,
juntamente com as professoras, do P.P.P da creche.
Meta:
Coordenar e avaliar a execução das ações contidas no P.P.P.
Estratégia:
Verificar e reelaborar em
curto prazo o P.P.P da creche.
Ações Cronograma Responsáveis
Reunir
a comunidade para a verificação do P.P.P. renovando as propostas de
trabalho.
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Junho
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Coordenadora e
professores.
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AVALIAÇÂO
Acompanhar o desenvolvimento das ações propostas nesse
plano, através da atuação da coordenadora, o período em que cada uma delas deverá se realizar e os responsáveis por
cada atividade, devendo ser um instrumento orientador de suas ações.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ALMEIDA, Laurinda R. O relacionamento interpessoal na coordenação pedagógica. Coordenador
pedagógico e o espaço de mudança. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
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