segunda-feira, 14 de maio de 2012

Plano de ação da coordenação 2012




PLANO DE AÇÃO DA COORDENAÇÃO 2012.

JUSTIFICATIVA

Manter a estrutura e organização da ação pedagógica pressupõe que o coordenador além de administrar conflitos, crie um clima em que todos contribuam com idéias e criticas. Um somar de atitudes requer também da coordenadora a atuação no que diz Almeida (2003), na formação docente, portanto, "é muito importante prestar atenção no outro, em seus saberes e dificuldades", sabendo reconhecer e conhecer essas necessidades propiciando subsídios necessários à atuação. A relação entre professor e coordenador necessita ser uma relação de confiança, de respeito para que ambos se constituam.
A proposta pedagógica da instituição e a prática pedagógica dos professores devem resultar de algumas reflexões que serão definidoras da ação educativa.
 Para dar conta, há uma exigência para que a coordenadora elabore um plano de ação e que este plano seja coerente, claro, participativo, não definitivo, sempre aberto a mudanças e que esteja em sintonia com os grupos envolvidos com a escola, ou seja, com a comunidade, professores, padres etc.
Este  plano tem por finalidade apresentar as ações que serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo de 2012. Sabemos que os objetivos principais dessas ações são: a inclusão do cidadão (aluno), redução da evasão escolar e acabar com a exclusão do cidadão.
Assim sendo, a coordenadora deve vislumbrar formas de lidar com a diversidade cultural para que a escola cumpra, de forma consciente e responsável, com o seu papel, que é a inserção do cidadão no contexto social.
OBJETIVO GERAL
Melhorar a qualidade de ensino oferecido aos alunos da educação infantil da Creche Lar do Menino Jesus, garantindo o acesso,  permanência, interação escola/ comunidade e implantação de prática pedagógica de forma lúdico.
            Objetivo:
            Garantir a formação continuada e permanente em serviço.

Meta:
 Aprimorar o projeto “sala do educador”.

Estratégia:
Desenvolver projetos e ações que ampliem a formação continuada docente.



Ações                                          Cronograma                                Responsáveis.
Reunião com o diretor,  professores e demais funcionários da creche para falar sobre acolhimento e cuidado com os alunos.
Inicio do ano letivo e final de cada bimestre
Coordenadora e diretor
Elaboração do planejamento anual.
março
Coordenadora e professores
Realização da formação continuada dos professores, definindo a pauta dos encontros previamente com os professores.
              Semanal
Coordenadora e professores

Desenvolver reflexões que garantam aprendizagens significativas na sala de aula.
Atividades semanal ou seja hora atividade.
Coordenadora e professoras


Objetivo:
 Observar e intervir na realidade do ensino na sala de aula.
Meta:
 Acompanhar a rotina pedagógica.
Estratégias:
Adotar estratégias de observação para analisar a utilização de recursos                        pedagógicos, tecnológicos e físicos;
Construir com as professoras intervenções pedagógicas em sala de aula para garantir a aprendizagem e permanência dos alunos.
Ações                            Cronogramas                                  Responsáveis                                 
Orientar os professores na elaboração dos projetos didáticos.

Mensal
 Coordenadora

Identificar alternativas pedagógicas juntamente com os professores que concorram para reduzir a evasão.






Anual

Coordenadora e professores
Planejar e coordenar as reuniões pedagógicas.
Bimestral conforme calendário escolar da creche.
Coordenadora.
Participar de encontros promovidos pela Secretaria de Educação e Assessoria pedagógica.
Durante o ano
Coordenadora
Acompanhar os trabalhos  das professoras e intervir quando necessário ou quando solicitada.

Sempre que solicitada
Coordenadora
Observar os planos de aula dos professores verificando   se está sendo colocado em prática as atividades previstas no planejamento.
Constantemente
Coordenadora
Orientar e acompanhar o preenchimento do diário de classe.
Final de cada bimestre
Coordenadora

Objetivo:
 Favorecer a integração da escola e a comunidade, nos aspectos que envolvem os projetos didáticos.

Meta:
Buscar participação da comunidade na materialização das ações da escola.

Estratégia:
Implantar ações que promovam a integração escola/comunidade
Ações                                            Cronograma                         Responsáveis

Colocar em prática atividades pedagógicas contidas nos projetos desenvolvidos na creche.

               Anual

Coordenadora e professores.
 Desenvolver o projeto “Natal Feliz”
          Dezembro
Coordenadora e professores.
Propiciar um clima de amizade e cooperação entre os funcionários, alunos e pais.
           Anual
Coordenadora

Objetivo:
Participar da construção, juntamente com as professoras, do P.P.P da creche.
Meta:
Coordenar e avaliar a execução das ações contidas no P.P.P.
Estratégia:
Verificar e reelaborar em curto prazo o P.P.P da creche.



     Ações                                     Cronograma                     Responsáveis      

Reunir a comunidade para a  verificação  do P.P.P. renovando as propostas de trabalho.

            Junho  

Coordenadora e professores.

AVALIAÇÂO
Acompanhar o desenvolvimento das ações propostas nesse plano, através da atuação da coordenadora, o período em que cada uma delas deverá se realizar e os responsáveis por cada atividade, devendo ser um instrumento orientador de suas ações.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ALMEIDA, Laurinda R. O relacionamento interpessoal na coordenação pedagógica. Coordenador pedagógico e o espaço de mudança. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

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